segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mais reinações de Narizinho

Meu querido amigo Didito Noronha me ligou inconformado com a expressão 'circo de escavalinhos', que usei no texto sobre o infame deputado fluminense (cujo nome, por total merecimento, já esqueci). Esclareço: é uma expressão muito usada pela boneca Emília, na obra de Monteiro Lobato. Coisas de leitura de infância, que minha esclerose não permite recordar com precisão. Preciosista da língua pátria, Didito deu uma busca no Houaiss, Aurélio e outros dicionários e não encontrou referência à palavra 'escavalinho'. Disse-me que suas lembranças lhe trazem sempre à mente a expressão 'circo de cavalinhos', porque muito usada na época da sua infância. E acho que no final das contas é uma questão de apego às próprias raízes (e de diferença de DNA - data de nascimento antiga): assim como eu não encontrei ressonância (ou empatia - you know what I mean) na expressão 'cavalinhos', você não encontrou na expressão que eu usei. Ficam o registro e a salutar e enriquecedora discussão. Mais que isso, fica meu orgulho por saber de sua assiduidade nas visitas ao meu blog e de como ele lhe dá prazer.

Escrito originalmente dia 19/03/2005 às 09h47.